Ide por todo o mundo e pregai o evangelho ...

Todas as Coisas Cooperam para o Bem Daqueles que Amam a Deus

09/01/2014 06:33

Este texto foi baseado em uma pregação que falou fortemente ao meu coração, no final de dezembro de 2013.  Apesar da mensagem estar na primeira pessoa, quem está falando é um homem que foi usado grandemente por Deus.  Estou deixando-a anônima em virtude de não ter sido fiel ao texto, tendo excluído algumas passagens com o objetivo de manter a privacidade do pregador.  Assim, procurei focar somente no que a palavra quis transmitir, omitindo detalhes pessoais que o pregador proferiu.  Segue a transcrição que fiz ...

Se houvesse um subtítulo para esta mensagem eu daria: Quando o mal vem ...
E ele vem ...

Uma das coisas mais difícil de entender na vida Cristã é essa afirmação de Paulo: que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.  Porque comumente nós achamos que somente as coisas boas cooperam para o bem.  Mas não é isso que o texto diz. O texto diz que "todas" ... "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".  E têm coisas que queremos descartar em nossas vidas.  Nós queremos apagar.  Como entender isso? Por que as aflições? Será que o crente tem que passar por isso? Não existe uma maneira, um jeito de não passarmos por isso? O que é que a Bíblia diz? Irmãos a Bíblia diz que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Todas as coisas.  As boas e as ruins. Para entender isso nós precisamos nos reportar para um fato ou para vários fatos que têm na Bíblia, mas eu quero chamar a atenção para um fato que ilustra bem a providência de Deus e o seu cuidado com aqueles que o cercam.  Tinha um Pastor que conheço que  pregou 35 anos. Muito conhecido em muitas Igrejas na cidade de São Paulo.  Um pregador excepcional.  E ele dizia o seguinte:  se Deus respondesse todas as nossas orações nos estaríamos perdidos.  Quando chegarmos no céu, eu penso que, nós devemos dá Graças a Deus por ele não ter respondido muitas das nossas orações.  Pedro disse que nós não sabemos orar como convém.  Agente só ora como convém a nós ou só oramos convenientemente a nosso favor.  Ninguém ora contra si mesmo.  Mas algumas orações, se Deus respondesse, ela é contra nós e nós não sabemos.  Você dá para o seu filho tudo que ele pede? o filho diz: "mamãe deixa eu brincar com esse escorpião, ele é tão bonitinho ...".  Você dá o escorpião para o seu filho? Você não dá.  Ele insiste: "por que? por que" ?  Você diz: Você não pode, mas ele não entende.  Você diz: filho você pode brincar com grilo. O grilo você pode brincar, você pode pegar e colocá-lo em sua mão, mas não vá matar o grilo.  O grilo você pode botar na mão.  O escorpião não.  Mas a criança quer o escorpião.  Ele não sabe o quanto o escorpião é ruim.  E assim são as nossas orações irmãos.  As vezes nós estamos pedindo a Deus o escorpião.

Uma das histórias sobre a providência de Deus e o seu cuidado para aqueles que o servem é a história de José do Egito.  Se você for ver o que tem na Bíblia no livro de Gênesis, José faz uma afirmação para os seus irmãos: vocês planejaram o mau contra mim.  Mas Deus me tornou um bem.  A história de José do Egito durante muitos anos mostra-nos que a vida desse moço, que amava Deus de todo o seu coração, foi uma sucessão de acontecimentos terríveis.  José era um menino sonhador.  Adolescente é um sonhador e ele contava os seus sonhos.  Os irmãos não gostavam dos sonhos de José porque nos sonhos de José ele era melhor que os seus irmãos.  Só que era o queridinho do papai, o protegidinho do papai.  Não tem coisa pior em uma família de que os pais que tratam os seus filhos de forma diferente: gosta de um e não do outro. Filho tem que ser tratado igual.  Os irmãos de José ficavam chateados com esta proteção que o seu pai dispensava a ele.  Seus irmão ficavam chateados e era odiado por isso.  José sofreu conspiração de morte, vendido como escravo, desterrado, sofreu ataques, garotão lindo, foi trabalhar na casa de Potifar e sua esposa ficou interessada em José.   Eu não sei o nome daquela infeliz.  Eu botei o nome dela de Potífera.  Era uma mulher terrível.  José era um servo de Deus.  Era um menino que amava a Deus e ele então caiu fora, deixou a capa porque ela a agarrou e ficou com a capa na mão.  Ele foi injuriado por ela.  Foi para a prisão e ficou anos preso.  Desvendou o sonho do copeiro que ficou de interceder por ele.  Foi esquecido pelo copeiro.  No entanto, depois de muito tempo ele saiu da masmorra e foi ser o Primeiro Ministro do Egito.  Mas como tudo isso se deu?  José é um exemplo de que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.  Mas uma coisa precisa ser dita aqui irmãos: isso não significa que todos que passam por tribulações vão sair do calabouço para o palácio.  As vezes acontece ao contrário: sai do palácio e vai para o calabouço.  Todas as coisas cooperam para o bem.  Não significa necessariamente que pobre vai ficar milionário, que doente vai ficar saudável e que as coisas vão melhorar exatamente nessa perspectiva.  A verdade é que Deus usa circunstâncias adversas para cumprir os seus eternos propósitos na minha e na sua vida.  Por que? Porque não vemos o panorama todo.  Nós não enxergamos tudo.  Nós não sabemos como será o futuro.  Nós não vemos como Deus vê.  Deus vê o quadro todo.  A bíblia está repleta de afirmações de vitória, de bênçãos, de respostas favoráveis às nossas orações.  Há momentos que você precisa presenciar um milagre, as vezes você precisa de uma palavra como nós cantamos: quando você estiver frente ao mar e estiver que atravessar, chame o Senhor com fé e ele vai te ajudar.  Só que tem crente que morre afogado, literalmente.  Tem crente que morre queimado, literalmente.  E aí? Porque todas as coisas cooperam para o bem.  Deus vai nos livrar sempre.  Não dá maneira de como queremos ser livrados.  Deus tem as suas formas de agir, mas nem sempre do jeito que eu quero que ele venha agir.

A Bíblia tem relatos também de situações que não foram favoráveis e que não houve livramento.  O capítulo 11 de Hebreus é maravilhoso:

1. Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

2. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

3. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

4. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

5. Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

6. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

7. Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

8. Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

9. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.

10. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.

11. Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

12. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar.

13. Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Como vocês podem ver, todos viveram na fé, mas não alcançaram as promessas.  No versículo 11 de Hebreus a coisa muda o tom.  Até o versículo 34 esta se falando de coisas lindas, mas chega no versículo 35 diz que alguns foram torturados.  No versículo 36 diz que outros enfrentaram zombarias e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão. No versículo 37 diz que homens e mulheres cheio de fé foram apedrejados, tentados, serrados ao meio vivos.  Foram mortos ao fio da espada.  Andaram vestidos de peles de ovelha, peles de cabras, necessitados, aflitos, mal tratados.  Pessoas as quais o mundo não era digno.
É necessário colocarmos as coisas numa perspectiva correta.  Voltando para a história de José do Egito, gostaríamos de enfatizar de que ele saiu lá da masmorra e se tornou o Primeiro Ministro.  Prosperou.  José é usado, muito usado.  Eu diria mal usado para ensinar uma teologia que não é bíblica de que todo servo de Deus e toda serva de Deus vai sair da lama para ir para a bênção e a bênção significa prosperidade.
Vamos supor que naquela situação onde os irmãos de José pretendia matá-lo e um deles não era tão mal contra os outros e disse: vamos jogar José nesta cova.  Um poço seco.  Vamos deixar José aqui.  Ele morre aqui.  Ele tinha a intenção de voltar à noite e tirar José e devolver ao seu pai Jacó, mas não deu certo aquela estratégia dele porque veio uma comitiva de mercadores de escravos e tiveram uma brilhante ideia: vender José como escravo.  Como era uma assembléia, a maioria venceu e José é vendido como escravo.  Mas aquela comitiva ia para o Egito.  Não sabemos o que aconteceu pelo fato de José ir ao Egito.  O sonho que Faraó teve dos 7 anos de vacas gordas e espigas gordas e 7 anos de vacas magras e espigas magras, ninguém conseguia decifrar.  O único que podia interpretar o sonho do Faraó foi José.  Porque aquele copeiro que foi salvo e, antes de ser solto, José interpretou o seu sonho.  O copeiro se lembrou de José e introduzi-o na presença do Faraó, mas depois de muito tempo de sofrimento.

Agora imagine se aquela caravana que estava levando José para o Egito fosse interceptada e descobrissem que estavam levando um estrangeiro para o Egito, a comitiva seria presa e José seria devolvido a seu pai.  Seria uma história feliz não seria? Mas irmãos não é assim: José foi levado como prisioneiro e vendido como escravo.  Depois sofreu aquela calúnia.  Ele foi para a cadeia e sofreu anos e anos.  Essa experiência poderia ter gerado um coração rancoroso.  José tinha tudo para ter ódio dos seus irmãos.  Se José fosse libertado, milhões de pessoas tinham morrido, porque quando José era colocado como Primeiro Ministro do Egito ele administra os 7 anos de prosperidade, recolhendo trigo e guardando todo o estoque.  Sete anos depois foram sete anos de seca e as pessoas de outras nações vinham comprar trigo no Egito e, a história diz que muitos anos depois os seus irmãos chegaram para comprar alimentos justamente por quem administrava o estoque que era José.  José viu aqueles homens e reconheceu que eram seus irmãos.  Só que agora ele estava em outra condição.  Como se diz: ele estava por cima da carne seca.  José era quem mandava.  Só que os irmãos não reconheceram José.  Achavam que José já tinha sido morto.  José tinha o poder na mão e poderia matar todos.  Coisa que muita gente faria se estivesse na condição de José.  Mas em Gênesis 45,7 José disse "Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento". Todas as coisas cooperam para o bem daquele que ama a Deus.
Queremos respostas às nossas orações e se o pastor não dá a resposta o crente troca de pastor até encontrar alguém que lhe dê a resposta.  Tem gente que vai em uma reunião pela manhã, vai noutra a tarde e vai noutra a noite.  Só não vai em um terreiro de macumba.  Se brincar tem crente que vai.  Ele quer saber o futuro, obedecer ele não quer, mas saber o futuro ele quer.  Irmãos "não sei" é resposta,  "espera" é resposta, "fique parado" é resposta. Quantas vezes eu tive que dizer: irmão não sei.  Perguntam para mim: será ..., eu interrompo e digo: não sei.  Perguntam-me: Deus vai agir? Eu respondo que vai.  Pergunta-me: como?  Eu respondo: não sei.  O bom é aquele que dá "profetada" e que as vezes funciona, porque é roleta russa.

Um grande pregador no Brasil, que não vou falar o nome, teve um encontro com um pastor que eu conheço.  Ele perguntou para esse grande pregador o seguinte: esses negócios que você fala nas  campanhas que você dirige qual é o segredo?  Ele respondeu: eu estou pregando, olho para uma pessoa, imagino um negócio e dou a palavra para ele e, vez em quando, dá certo.  E aqui no Brasil esse indivíduo é conhecido como um grande profeta de Deus.

Eu não estou dizendo que é para você duvidar dos profetas.  Porque Deus usa as pessoas para profetizar.  Mas do jeito que as coisas são feitas por aí, não são bem assim ...
Todas as coisas cooperam para o bem daquele que amam a Deus.

Apóstolo Paulo tinha um propósito nos seus ensinamentos.  Ele dizia: eu quero apresentar todo homem perfeito em Cristo.  E isto se alcança pela maturidade. As ambições nos amadurece.
Encontrei um médico e pastor que conheço há alguns anos e nós estávamos conversando esta semana e contei que um filho de um irmão estava na Europa.  Uma atentado ocorreu, motivado pela insensatez dos homens, e este nosso irmão, ficou preocupado.  Esse pastor disse: diga para esse irmão que deixe esse menino lá.  Ele está amadurecendo.  É bom ele ficar longe do pai e da mãe.  Ele completou dizendo: se pudéssemos teríamos os nossos filhos a vida toda conosco.  Tem um ditado que diz que se com vinte não barba, se com trinta não casa e com quarenta não tem: não barba, não casa e não tem.

Irmãos aquilo que não nos mata, nos amadurece. Se não morreu, vai servir para alguma coisa.
Aonde está Deus quando os nossos sonhos não são realizados? quando nossa vontade não é feita? Quando nossos propósitos não são atingidos? ficamos frustrados, decepcionados, irritados ... Fazemos beicinho ... Ficamos com raiva de Deus ...

Temos que ver de que forma fomos criados.  Vá dando tudo ao filho, vá dando tudo o que ele quiser, arrume toda a bagunça dele, resolve os problemas dele de matemática da escola.  As vezes ficamos ao lado e queremos ajudar.  Temos que trabalhar para que ele pense de forma a resolver o problema.  Porque um dia eles vão ter que pensar por eles mesmos.  Não podemos ser pais tiranos, mas temos que ser pai.  Ensina esse menino a ser homem.  Essa menina a ser mulher. Diga pra ela que você vai encontrar dificuldade na vida.  Já que você vai encontrar dificuldades, eu vou lhe ensinar algumas coisas aqui.  Pára e conversa.  A bíblia é assim.  A Bíblia não nos engana.  Estamos em um processo de maturidade espiritual.  Deus não nos engana, Jesus disse aos discípulos "no mundo tereis aflições, mas tens bom ânimo, eu estarei com vocês."

Temos dificuldades em aceitar a dor e o sofrimento.  Por que? Porque na vida espiritual, assim como na vida fomos mal acostumados.  A vida não sorrir sempre.  Catástrofes acontecem, prédios caem, carros têm acidentes, morre criança, morre idoso, as doenças vêm.  Mas queremos escapar, nós queremos colocar uma chilocaina na alma, queremos que alguém passe um remedinho para não sentir dor.  Temos dificuldades de enfrentar a dor.  É verdade.  Mas a dor é uma benção.  Pessoas são acometidas de hanseníase: não tem dor.  Perde a sensibilidade nos dedos e nos pés.  Pega uma coisa que está quente e não sabe que está quente.  A dor é uma bênção. O medo é uma bênção.  Uma criança uma certa feita, estava na plataforma da igreja e me chamou: pastor.  Quando eu olhei, estava embaixo e ela se jogou nos meus braços.  Isso é confiança.  Se formos adulto, nós não faríamos isso.  Só que as vezes devemos nos lançar nos braços do pai e Deus sempre vai nos amparar.
O mundo diz que temos direito à felicidade.  O evangelho deturpado diz que o crente não sofre.  José não pensava assim. De acordo com o que diz Gênesis 45,5-8, José disse aos seus irmãos: não vos entristeçais por terem me vendido pra cá.  Porque para a conservação da vida Deus me enviou diante de vós.  Os irmão acharam que José queria matá-los, que José ia se vingar.  José disse que não.  Alias irmãos, aquele sofrimento de José produziu nele um  coração doce.  Tem pessoas que por causa do sofrimento são amargas, ficam azedas, estúpidas, ríspidas.  O sofrimento poderia nos melhorar um pouquinho né? agente baixa a bola.  saber que nós não somos essa coisa toda.  Devemos deixar de querermos ser superiores e arrogantes.  José não foi assim.  Quanto mais José sofria, mais humilde ele ficava.  Precisamos ser humildes.  Aprender a humildade.  José disse "eu não vou me vingar de vocês porque para a conservação de muitos, Deus me mandou aqui".  O que é que o sofrimento lhe produziu?

Voltando a Romanos 8 eu quero encerrar com este texto. É uma peça maravilhosa de crescimento e maturidade cristã.  Quero destacar o versículo 18.  Paulo tinha certezas.  Quais eram as certezas de Paulo? que as aflições desse tempo presente não são para comparar com a glória que nós há de ser revelada, com a glória futura irmãos.  Olha pra frente, olha pra cima.  Deus está no comando.  A minha vida, a sua vida está nas mãos de Deus.  É confiar.  É confiar e obedecer.  A terra esta corrompida por causa do pecado.  Versículos 21 e 22: mas essa terra será redimida.  Novos céus e nova terra.  A Bíblia diz que enquanto tivermos aqui neste mundo, versículo 23, nós vamos gemer.  Você só geme quando você está com dor. Vai gemer ... Mas temos uma esperança no versículo 24. a expressão é esperança, pois nessa esperança nos somos salvos.  São convicções irmãos.  Onde aprendemos esses convicções? Essas convicções vêm da confiança em Deus.  Versículo 26, o Espírito Santo nos ajude em nossas fortalezas.  Esta escrito assim na sua Bíblia irmão? Não irmãos, no versículo 26 diz que o Espírito Santo nos ajude em nossas fraquezas. Você tem vergonha de dizer que tem fraqueza? Tenha vergonha não.  Eu teria vergonha de dizer que sou forte quando não sou.  Vez em quando dá uma dor de barriga danada.  Quando um Pastor diz que está com medo eu digo: que bom que você está com medo.  Tenha medo sempre.  Quando um Pastor me diz que sobe tremendo em um púlpito para pregar,  eu digo: continue tremendo porque eu também tremo.  Vez em quando encarar a Igreja não é fácil. As vezes eu fico de cabeça baixa dizendo: me ajude nas minhas fraquezas e o Espírito Santo nos Ajuda.  Uma das expressões para o Espírito Santo no Grego é "parakletos" que significa: Ele está do lado.

Eu lembro quando era pequeno que eu ia para a cidade com o meu pai.  Eu andava segurando no dedo do meu pai.  Minha mão era pequena.  Irmãos até hoje eu lembro dos dedos do meu pai.  Que dedos fortes.  Quando ele ficou idoso e teve um problema de saúde eu o levei até a porta do centro cirúrgico.  Ele estava fragilizado, mas ele ainda era o meu herói. Deus é meu Pai.  Deus é seu pai.   Eu me sentia tão pequeno.  Meu pai tinha os bíceps grandes.  Eu amava ver os braços fortes de meu pai.  Meu pai se foi.  Deus ficou.  Deus me mostrou que ele é meu Pai, que ele é seu Pai.  Ele está conosco.  O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas.  Todas as coisas cooperam para aquele que ama a Deus.

Vamos agora para Romanos 8, 28.   Paulo diz: sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  E aqui tem 11 verbos: cooperam, conheceu, predestinou, chamou, justificou, glorificou, não poupou, entregou, morreu, ressuscitou e intercede.  Agora têm 17 substantivos de males, de coisas ruins que podem vir,  a partir do versículo 35: tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, morte, vida, anjos, principados, coisas do presente, coisas do por vir, poder, altura, profundidade, qualquer outra criatura.  Dezessete substantivos que podem ser mortais, mas nós temos 11 verbos relacionados a ação de Deus e nada pode nos separar da ação de Deus.

O que está acontecendo com você agora não o separa do amor de Deus.  Pode ser uma dessas dezessete coisas ou outra coisa qualquer, pois Paulo disse "qualquer outra criatura", mas elas não nos separa do amor de Deus. Nada pode nos separar do amor de Deus.  Nós não estamos entendendo agora? Estamos sem respostas agora? Estamos na espera agora? mas Deus está trabalhando.  Ele tem um plano eterno.  Eu gosto de olhar o Apocalipse, alias eu fiquei com vontade de pregar neste texto hoje a noite e depois esse texto de Romanos explodiu na minha alma.  Quando João viu uma multidão que ninguém podia contar e quando ele pergunta para o Anjo: quem é esta multidão? Ele responde: "Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro". Razão porque estão em pé diante do Cordeiro adorando o seu nome para sempre. Eu quero dizer para você hoje nesta noite, nesse último mês do ano, que todas essas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
José foi vendido.  José foi comprado como escambo.  Por um tempo pousou com privilégio na casa de Potifar, mas por amor a Deus e por fidelidade aos irmãos Cristãos, não sobe por Amor a Deus, pelo menos aqui.  Oramos pela Igreja perseguida.  Precisamos orar mais e se dá mais.  Os nossos irmãos estão sofrendo por amor a Cristo.  Tem irmãos perdendo a vida por amor a Cristo.  Nós temos a liberdade em nosso País, mas neste exato momento irmãos Cristãos nossos estão sendo lavados e remidos no sangue do Cordeiro  e estão presos por amor a Cristo.  Irmãos nossos estão sendo despedidos das empresas porque não aceitam subornos.  Não aceitam fazer falcatruas.  Estão sofrendo desempregados porque são fieis.

Deus viu o sol brilhando para o apóstolo Paulo.  Irmãos todas as vezes que leio a carta de Paulo a Timóteo fico emocionado, que diz: meu filho quanto a mim eu estou sendo oferecido como libação.  Eu sei que meus dias estão acabando. Nero mandou cortar a cabeça de Paulo.

Eu dou uma palavra de ânimo para os pastores: se Paulo teve o seu pescoço cortado você esta querendo o que meu irmão? É uma palavra de ânimo para pastor, não é ? Nosso pescoço está na guilhotina por amor a Cristo.  Quer ser melhor que Paulo? Deus tem um propósito para conosco: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.  Tenha fé.  Confie.  Dependa do Senhor,  alegre-se na tribulação.  Meus irmãos quem canta na tribulação, quem canta na dor, ama Jesus de todo o coração.  É essa esperança que nos move.  Talvez as coisas não aconteceram neste ano conforme nos gostaríamos que acontecessem.  Se você me perguntar, eu tenho uma lista delas, mas vou terminar o ano com a confiança em meu Deus e a palavra de Deus para mim e para você é que todas as coisas cooperam para o nosso bem.

Contato

Pesquisar no site

Notícias

21/01/2014 13:33

Fugindo da Tentação

E-Mail que envie no dia de hoje para um casal, amigos em Cristo ... Caros Amigos: Tomei a decisão...
21/01/2014 12:25

O VÍCIO DOS SMART FONES É COISA SÉRIA!

A tecnologia é uma bênção, mas deve ser utilizada de forma racional. Fico espantado com a...
21/01/2014 06:52

O QUE VOCÊ DARÁ EM TROCA DA SUA ALMA?

Que tolice é o homem correr atrás de riquezas e esquecer o destino de sua alma. A morte chega e...
21/01/2014 06:27

TRÊS ENGANOS DO PECADO

O pecado é mais traiçoeiro e venenoso do que uma cobra peçonhenta. Três são os seus enganos...
21/01/2014 06:22

FUJA, FUJA, SER FORTE É FUGIR

O pecado é um laço mortal. O segredo da vitoria não é enfrentar as tentações mas fugir. Hernandes...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode